BEM VINDO AO SITE DA ESCOLA HELEN KELLER DE ADAMANTINA - ESTAMOS EM MANUTENÇÃO - EM BREVE NOVIDADES

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dicas de Português: Havia ou haviam?

Havia ou haviam?




Sempre é bom lembrar que o verbo “haver”, quando empregado no sentido de “existir” ou de “ocorrer”, é impessoal. 

Isso quer dizer que deve ser conjugado apenas na terceira pessoa do singular, qualquer que seja o tempo (há, houve, havia, houvera, houver, houvesse etc.). 


O mesmo vale para os auxiliares do verbo “haver” em construções do tipo “deve haver”, “pode haver”, “vai haver”, “há de haver” etc.  

No fragmento abaixo, o redator tratou como sujeito aquilo que é objeto direto:


No seu bolso, os policiais da Deatur encontraram outros dois relógios de luxo, da marca Rolex. Na casa dele, haviam outros 14 relógios.


Como nessa acepção não admite sujeito, o verbo “haver” deve permanecer no singular: 


No seu bolso, os policiais da Deatur encontraram outros dois relógios de luxo, da marca Rolex. Na casa dele, havia outros 14 relógios.


O verbo “haver” pode admitir o sujeito, mas isso geralmente ocorre em situações formais (“Nunca houveram o que perderam”, “Não houvemos o resultado pretendido” etc.). Entre as menos formais (e mais frequentes) estão aquelas em que é empregado como auxiliar: “Eu hei de vencer”, “Eles haverão de entender isso em algum dia”, “Eles haviam chegado antes do anoitecer” etc.

Por Thaís Nicoleti

Banco de Redações!

 Aqui, você encontra exemplos de textos avaliados por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem.

A sociedade brasileira e os conflitos no trânsito

O trânsito nas grandes cidades tem crescido de modo descontrolado nas últimas décadas, fazendo com que o tempo gasto pelas pessoas dentro do carro torne-se, às vezes, insuportável. Uma das piores consequências disso é o aumento da violência provocada por motoristas: são atitudes de desrespeito ora com o pedestre, ora com os outros condutores. Muitas vezes, o carro é usado como arma nessa luta urbana em que se transformou a difícil convivência entre estressados. São inúmeras as campanhas para incentivar a direção segura, mas, mesmo assim, casos impressionantes de violência no trânsito, incluindo muitas mortes, continuam sendo divulgados pela mídia, todos os dias. Diante dessa realidade, o que pode ser feito para lidar eficientemente com esse problema? Observe os textos da coletânea e elabore uma dissertação argumentativa sobre o tema, respondendo a questão: É possível reduzir o nível de violência no trânsito brasileiro?

Jogos educativos


Para o filósofo e historiador holandês Johan Huizinga, os jogos fazem parte de todas as fases da vida e estão na base do surgimento da civilização. Já para a doutora em Psicopedagogia, Rosely Brenelli, eles podem ajudar na aprendizagem das crianças. Confira aqui os jogos online produzidos por NOVA ESCOLA e os aplique com as turmas. Mais: um desafio para você avaliar seus conhecimentos sobre os clássicos literatura. Boa diversão!




Língua Estrangeira


Matemática


Língua Portuguesa


Ciências


Educação Infantil

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Inscrições abertas para oficina de iniciação teatral

Estão abertas as inscrições para a oficina de teatro do Projeto Ademar Guerra, que é um programa da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

As aulas serão ministradas pelo professor Raoni Carricondo Leite e acontecerão aos sábados, a partir do dia 8 de outubro, das 17h30 às 20h. São 25 vagas e a idade mínima exigida é de 14 anos. As inscrições devem ser feitas na Biblioteca Municipal, até o dia 6 de outubro. Todas as atividades são gratuitas.

O objetivo da realização da oficina é interiorizar e descentralizar as atividades culturais no Estado, possibilitando aos jovens artistas o primeiro contato com o universo teatral.

O projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 pela Secretaria de Estado da Cultura com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos teatrais em atividade no interior e litoral do Estado de São Paulo. Assim, os artistas-orientadores atuam junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e montagem de espetáculos.


Cultura de Adamantina apresenta programação de outubro


A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina divulgou a programação de atividades culturais para outubro, que envolve dança, teatro, artes visuais e música. Todas as atividades são gratuitas.

Com realização das cooperativas Camda, Credicamda e Cocrealpa, acontece no dia 2 (domingo) mais uma edição do programa Mosaico Teatral, com o espetáculo “O Senhor dos Sonhos” (Cia. Truks).

O espetáculo conta a história de Lucas, um velho e bem sucedido escritor, que relembra os tempos de sua infância, como um menino criativo, engraçado, simpático e, principalmente, sonhador! Se não navegava pelos sete mares, certamente estava a pilotar alguma nave espacial em planetas longínquos. E, como sempre, atrasado para ir à escola ou esquecido de suas lições e obrigações.

A peça será realizada às 20h30, no ATC (Adamantina Tênis Clube), e os ingressos serão obtidos mediante a troca de 1 pacote de papel higiênico ou 1 creme dental, nos seguintes locais: Camda, Cocrealpa, Biblioteca Municipal, ATC e Tropical Fotocolor. As doações serão entregues ao Fundo Social de Solidariedade de Adamantina que fará o repasse às entidades assistidas.

O programa Mosaico Teatral, promovido pelo Sescoop/SP, é recebido pela quarta vez em Adamantina, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina.

Dança

Também no dia 2, será realizado o 2º Free step em Adamantina, promovido pela Secretaria Será realizado no dia 2 de outubro (domingo), na EMEF Navarro de Andrade, o primeiro campeonato de free step em Adamantina, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina, com início às 13h.

As inscrições para a competição podem ser feitas até o dia do evento, no local do campeonato. Não há idade mínima e as inscrições são gratuitas. O público também poderá assistir, com entrada franca.

Para avaliação dos competidores serão quatro jurados, e entre eles estará o dançarino de free step Max Gomes (@MaxgomesAST), de Itapevi. Os três melhores classificados individuais e em dupla receberão troféus.

A iniciativa para a realização do campeonato foi dos dançarinos adamantinenses de free step Alex Lorenzzetti, mais conhecido como Deê Tochi (@DeeTochiOFC) e Bruno Cezar (@_brunnocezar). Os dançarinos já competiram nas cidades de Pacaembu e Parapuã, levando o prêmio de primeiro lugar nas duas competições.

Artes visuais e música

No período de 24 a 28 de outubro será realizada a Mostra de artes visuais com os participantes do Mapa Cultural Paulista, da região de Presidente Prudente. Os trabalhos ficarão expostos na ETEC Eudécio Luiz Vicente. E no dia 30, os trabalhos serão avaliados pelo júri convidado, às 19h, no mesmo local.

Em seguida, às 20h30, também na ETEC Eudécio Luiz Vicente, tem espetáculo musical com a cantora Vânia Bastos, pelo Circuito Cultural Paulista. Neste show, Vânia vai mostrar o repertório do elogiado CD “Na Boca do Lobo”, apresentando canções consagradas como “Upa Neguinho”, “Arrastão”, “Ponteio” e muitas outras boas surpresas.

Inscrições abertas para oficina de teatro (para iniciantes)

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Iniciação Teatral do Projeto Ademar Guerra, que é um programa da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. As aulas serão ministradas pela professora Raoni Carricondo Leite e acontecerão aos sábados, a partir do dia 8 de outubro, das 17h30 às 20h. São 25 vagas e a idade mínima exigida é de 14 anos. As inscrições devem ser feitas na Biblioteca Municipal, até o dia 6 de outubro. O objetivo da realização da oficina é interiorizar e descentralizar as atividades culturais no Estado, possibilitando aos jovens artistas o primeiro contato com o universo teatral.

 
| Criado por Danilo Oliveira | Tel (18) 3521-2492 | Helen Keller no Facebook |