BEM VINDO AO SITE DA ESCOLA HELEN KELLER DE ADAMANTINA - ESTAMOS EM MANUTENÇÃO - EM BREVE NOVIDADES

sábado, 6 de agosto de 2011

PROJETO: JUSTIÇA PELA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
COORDENADORA DE ENSINO INTERIOR
DIRETORA DE ENSINO/REGIÃO DE ADAMANTINA
EE HELEN KELLER DE ADAMANTINA

Sustentabilidade Humana
PROJETO: JUSTIÇA PELA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

Justificativa: A EE Helen Keller de Adamantina atende uma clientela diversificada de diferentes camadas sociais, os conflitos ocorrem, frequentemente, por este motivo. A unidade Escola consciente das suas dificuldades atendeu à solicitação de parceria do Poder Judiciário para desenvolver o projeto ref. a Sustentabilidade Humana: “ Justiça pela Qualidade da Educação”.

Elementos envolvidos: Poder Judiciário, Supervisor de Ensino, Gestores, Professores, Grêmio Estudantil, Funcionários, Pais e Pessoas da Comunidade.

Supervisão Geral: Diretor da Escola.

Supervisão do Projeto: Vice-diretor, Coordenadores, Professor Mediador.

Coordenadores do Projeto: Coordenadores Pedagógicos.

Público-Alvo: Alunos da EE Helen Keller

Período: de 01/06 a 10/11/2011

Objetivos:
·         Promover a inclusão do aluno para crias sentimento de pertencimento para com a escola;

·         Estimular o aluno a ter melhor aproveitamento, diminuir as faltas, apresentar melhor disciplina.

·         Sensibilizar o aluno quando a necessidade de conviver em harmonia no ambiente escolar;

·         Mostrar que o ambiente físico limpo e organizado cria bem estar para permanecer na escola;

·         Construir uma atmosfera psicológica adequada para o relacionamento gestor/professor/aluno, para a aprendizagem ser prazerosa.
Atividades Esperadas:

·         Comprometimento com o ambiente escolar quando ao espaço físico;
·         Respeito às normas disciplinares nos espaços de convivência;
·         Assiduidade;

·         Empenho na aprendizagem mostrando interesse nas atividades;
·         Sentimento de pertencimento à escola, sentindo –se incluído.
Planos de Ação:

- Apresentação do Projeto: Informação e orientação da direção da escola sobre o atual Projeto e sua amplitude junto a professores durante a HTPC.

Período: Maio
- Coordenação: Diretor da Escola.

- Planejamento:  Discussão, reflexão e tomada de decisão dos gestores e professores sobre o Projeto “ Justiça pela Qualidade da Educação”.

Período: Maio
·         Coordenadores: Diretor da Escola.

- Divulgação:  Informação e orientação da direção da escola sobre o atual Projeto e sua amplitude junto aos alunos e pais de alunos.

- Coordenadores: PCs e Vice-Diretora.

Período:  1ª Semana de Junho

- Palestra: Pessoa da comunidade sobre o vídeo: O cão e o Gato (auto-ajuda).

Período: Junho

·         Coordenadores: Maria Alice, Maria Aparecida Hermenegildo, Leonilda Ferrari.
(Cada quadro classes irão assistir ao filme, acompanhados dos professores, uma classe por vez em fila, acomoda e chama outra classe, isso também para o EM que deverá ir sem fila mais em ordem e a mesma coisa na volta).

-Reflexão: Reflexão dos alunos com os professores em sala de aula sobre a mensagem do vídeo e da palestra.

Período: Junho
·         Coordenadores: Todos os Professores
(Solicitar aos alunos no dia anterior que tragam lápis de cor. Os professores farão a reflexão verbal e pedirão que os alunos façam uma ilustração que represente a mensagem do filme, as ilustrações serão expostas na classe e  a classe vai escolher a melhor expor no pátio. A ilustração pode ser feita em dupla.)

- Conscientização: Operação limpeza de todas as carteiras e colocando o lixo no lixo, envolvendo funcionários, alunos e professores.

Período: Junho

·         Coordenadores: Vice-Diretora, Funcionários e Professores.

(Providencias  panos e detergente para limpeza, cada aluno limpará sua carteira. O aluno que tiver alergia ao produto deve justificar com a informação do pai ou responsável).

- Sala de Aula: Observação diária pelo professor com registro em planilha sobre o rendimento, faltas e limpeza da sala de aula.

Período: Durante a realização do Projeto

·         Coordenadores: Todos os Professores.

(Montagem de uma planilha pelos PCs que será entregue aos professores que devolverão preenchida aos PCs toda semana, a análise da planilha será feita pelos PCs, aluno monitor  com supervisão da vice- Direção. Publicação semanal, no pátio, das classes com suas respectivas anotações de faltas, limpeza e ocorrências. Haverá premiação mensal com sorteio na classe que tiver menos faltas, mais limpa e classe com menos ocorrências – Camisetas da Festa do Peão).

- Comportamento: Observação diária dos inspetores de alunos sobre o comportamento pátio e banheiros, se possível identificar quem provocou e ou realizou o desrespeito às normas disciplinares.

Período: Durante a realização do Projeto

·         Coordenadores: Todos os Funcionários.

(Os PCs deverão montar uma planilha com as expressões – Ótimo, Bom, Regular, Ruim. Os funcionários deverão anotar nela sobre a limpeza do pátio e banheiros dia a dia. Se possível, identificar o aluno que causou a indisciplina. Supervisão da vice – Diretora).

-Limpeza: Observação dos funcionários de serviços gerais sobre, lixo no lixo, banheiro e pátio limpos.

Período: Durante a realização do Projeto

·         Coordenadores: Todos os funcionários, professores e vice-diretora.
(Todos deverão observar a conduta do aluno e informar a coordenação pedagógica. Supervisão da vice-diretora e professor Mediador).

- Anotações: Levantamento diário pelos PCs do rendimento, faltas e limpeza da sala de aula a partir das anotações dos professores.

Período: Durante a realização do Projeto

(Os PCs observarão juntos aos professores o rendimento do aluno e farão a análise das planilhas dos professores sobre faltas e dos funcionários sobre limpeza das salas e pátio para levantamento de dados)

-Campeonato interclasse / Futsal(1º e 2º semestre):
Período: Junho e Outubro.

·         Coordenadores: Grêmio Estudantil, Coordenadores Pedagógicos. Profª  Carla, Profª Luane, Profª  Nadir.

(Para os PCs: Coletar os resultados com o Grêmio.)

-Festa Junina:

Período: Julho

·         Coordenadores: Profª Cidinha Esse, Prof º Edna M., Profª Ivani, Profª Carla, Profª Luane, Profª Nadir.

(Para os PCs:  Plano da festa, acompanhamento das ações dos professores, apoio com a participação do Grêmio. Supervisão geral da vice-diretora).

-Encontro de Talentos:

Período: Agosto (de 08 a 12/08)

·         Coordenadores: Profª Cláudia, Profª Gislene, Profº Marcos

(Para os PCs: Apoio e supervisão do evento com a participação do Grêmio).

-Cinema na Escola

Período: Agosto

·         Coordenadores: Profª Clarinda, Profª Andreza, Profª Edna M.

(Para os PCs: Apoio e supervisão, com a participação do Grêmio e Vice-Diretora)

Gincana “Aprendendo com o Esporte”:

Período: Outubro

·         Coordenadores: Profª Cláudia, Profª Clarinda, Profª Sonia, Profª Rafaela.

(Para os PCs: Apoio e supervisão da Gincana com a participação do Grêmio).

-Culminância: Cerimônia de entrega dos Prêmios

Período: Novembro

·         Coordenadores: Diretor de Escola, Vise-Diretor, Coordenadores pedagógicos e Professor Mediador.

Recursos para Primeação: Poder juduciário com  a colaboração do comercial e indústria local.

Avaliação: A avaliação será contínua e formativa a partir das observações dos coordenadores durante cada evento do Projeto.

Premiação: A escola premiará os vencedores de cada evento e as classes com maior Frequência, Disciplina, Rendimento e Maior Compromisso com a Limpeza da sala de aula. Os prêmios ficarão e critério dos coordenadores das ações, Coordenadores pedagógicos e Direção da Escola.

Atividades Negativas: As classes que apresentarem menor compromisso serão oferecidas novas reflexões com vídeos, livros e palestras para a valorização das mesmas e mudança de atividade.

Projeto elaborado pela equipe gestora e corpo docente da EE Helen Keller com a participação do Grêmio Estudantil e poderá sobre alterações se forem necessárias para melhor resultado.

Central de Dúvidas!

Você tem dúvidas sobre algum Tema? Alguma Matéria? Algum Assunto?
Pergunte para agente no    Email: eehelenkeller@gmail.com   Que Responderemos o mais rápido para você.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Album da Escola

Fotos da Escola ficará disponível Segunda-Feira dia 08/08



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Escola

Escola Helen Keller ganha um Blog.



terça-feira, 2 de agosto de 2011

Antes da prova do Vestibular

Época de vestibular e os alunos se agitam devido à ansiedade pela busca da tão desejava vaga no Ensino Superior. E neste momento, iniciam-se as cobranças por tudo aquilo que deixou de fazer ao longo do ano, e que pode ser decisivo na hora da prova.

Sendo assim, a Vestibulando Web estará ao longo desta matéria dando algumas dicas de forma a auxiliá-lo nesta árdua tarefa de se preparar para o vestibular, não o deixando cometer os mesmos erros que a grande maioria dos pré-vestibulandos cometem.

Há a necessidade da combinação de 3 fatores para que se obtenha realmente uma boa preparação para o vestibular: estudo, disciplina e organização.

Procure criar um cronograma de estudos de acordo com suas necessidades e possibilidades. Criar um hábito de estudo diário é fundamental para um bom desempenho nos vestibulares. Sugere-se que se estude o máximo de horas possível diariamente. Logicamente, este número de horas varia de pessoa para pessoa, assim como o melhor horário de estudo. Entretanto, sabe-se que pela manhã o organismo está mais descansado, de tal forma que a assimilação do conteúdo pode ocorrer de melhor maneira.

Um erro comumente comido pelos vestibulandos é deixar de lado aquela matéria na qual se tem mais dificuldade ou que se menos gosta. Esta deveria ser a matéria a qual você mais deveria se dedicar. Hoje os vestibulares exigem que se seja bom em tudo, e melhor ainda nos conteúdos específicos. Não permaneça com dúvidas, pois elas podem aparecer na prova.

Leia todos os livros obrigatórios durante o ano. Não deixe acumular tudo para os dias próximos ao vestibular. Além de ler, procure fazer um resumo com as principais características da obra e seus personagens. Atualmente, muitos resumos estão disponíveis pela Internet.

Entretanto, a leitura do resumo não substitui a leitura da obra. Se não for possível realizar a leitura da obra, opte pela leitura de uma análise da obra, que discuta todas as características da obra de forma sucinta, e de preferência, tente resolver questões já cobradas à respeito daquela obra.

Mantenha-se informado lendo revistas, jornais diários ou qualquer outra fonte de informação. Os temas da atualidade costumam cair em redações e questões dos vestibulares. Além disso, a leitura aumenta o vocabulário, favorecendo na elaboração da redação, que normalmente apresenta peso significativo nos vestibulares.

Disciplinas da área de exatas, como Física, Química e Matemática são, na maioria das vezes, melhor compreendidas através da resolução dos exercícios. Por isso, após ler a teoria dedique-se à resolução de questões de vestibulares, até porque muitas questões cobradas atualmente já foram cobradas de forma muito semelhante ou até mesmo igual em outros vestibulares. Nosso banco de dados dispõe de várias provas de Vestibulares, Simulados e Escolha por assunto, de tal forma que pode exercitar ao máximo. Pegue questões e respostas dos vestibulares dos últimos 3 anos para conhecer o estilo e nível da prova que você vai fazer. Isso é importante para a familiarização com o tipo de prova.

O ENEM tornou-se uma ferramenta importantíssima de se adquirir pontos em muitos vestibulares. Sendo assim, opte por fazê-lo. Por ser realizado em agosto, distante dos vestibulares, serve de alerta para possíveis falhas em sua metodologia de estudo. As provas do ENEM encontram-se disponíveis e são uma boa fonte de treinamento.

Além de estudar, não deixe de lado as atividades sociais e de lazer. Embora seja comum se pensar que a prática de atividades físicas são perda de tempo, estas atividades ajudam a liberar substâncias químicas que auxiliarão nos estudos, além de provocarem sensação de bem-estar. E para finalizar, durma bem, pois o momento de descanso é importantíssimo no processo de aprendizado. Estudantes que não respeitam os limites do cérebro podem sofrer fadigas mentais e perder a concentração na reta final da maratona do vestibular. Sendo assim, intercale 15 minutos de uma atividade qualquer a cada 50 minutos de estudo.

Dias antes da prova, procure dormir bem e fazer uma boa alimentação, sem exageros. Não se estresse tentando aprender em poucos dias conteúdos que não conseguir aprender ao longo de todo o ano.

No dia da prova procure chegar no local da prova com uma hora de antecedência. Caso ocorra algum imprevisto no caminho, o tempo de sobra será suficiente para buscar uma solução. 

 
| Criado por Danilo Oliveira | Tel (18) 3521-2492 | Helen Keller no Facebook |