BEM VINDO AO SITE DA ESCOLA HELEN KELLER DE ADAMANTINA - ESTAMOS EM MANUTENÇÃO - EM BREVE NOVIDADES

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PEGADINHA GRAMATICAL

PEGADINHA GRAMATICAL

"Pronomes o, a, os, as"

Em todo o estudo de regência verbal, o aluno deve estar muito atento à seguinte teoria:

Os objetos diretos podem ser representados pelos pronomes o, a, os, as. Por exemplo:

Quanto àquela dívida, se não a pagar até amanhã, será processado.
Ela me entregou o convite pessoalmente. Agradeci-o comovido. (=agradeci o convite)
Queridos alunos, informo-os de que a prova será difícil.
Levei sua bolsa para casa e a esqueci lá.


Os objetos indiretos encabeçados pela preposição a podem ser representados pelos pronomes lhe, lhes. Por exemplo:

Fala-se muito das leis, mas ninguém lhes obedece.
Ela me entregou o convite pessoalmente. Agradeci-lhe comovido. (agradeci a ela)
Queridos alunos, informo-lhes que a prova será difícil.
Custou-lhe acreditar em mim.


Os verbos assistir (= ver), aspirar (=almejar), visar (= almejar), aludir (= referir-se), referir-se e anuir (= conceder), apesar de serem transitivos indiretos, com a preposição a, não admitem o uso de lhe, lhes. No lugar destes, usam-se a ele, a ela, a eles, a elas. Por exemplo:

Já me falaram muito desse filme, mas ainda não assisti a ele. (e não ainda não lhe assisti)

Estou desmotivado com meu curso. O que posso fazer?

Dicas Sobre a Profissão Escolhida 


A internauta Jéssica diz que está desmotivada e, de certa forma, deprimida -o curso superior que ela está fazendo não é o que ela pensava. O terapeuta Leo Fraiman lembra que o primeiro ano da faculdade pode ser realmente desmotivador, pois é o período em que as disciplinas-base são ministradas. Ele sugere conversar com professores e com profissionais da área, até mesmo por redes sociais, para tentar descobrir como é a profissão. O terapeuta responde perguntas dos internautas todas as semanas; quer mandar sua dúvida?


Veja dicas para adquirir e cultivar o hábito da leitura

Por que às vezes é difícil se concentrar na leitura? O terapeuta e palestrante Leo Fraiman explica que isso ocorre devido a um primeiro contato não muito agradável com os livros. Ele salienta, porém, que isso pode ser mudado; veja dicas para adquirir o hábito de ler. 

Uma das sugestões dos especialistas é descobrir onde você gosta de ler -- ou quando você tem tempo para isso. É no metrô enquanto vai para a escola ou para o trabalho? Veja esta e outra dicas para colocar a leitura na sua rotina



CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO COM AS DICAS

Unicamp abre inscrições para vestibular 2012; são oferecidas 3.444 vagas


A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) recebe a partir das 9h desta segunda-feira (22) as inscrições para o vestibular 2012. Os interessados devem se cadastar pela internet, até as 20h do dia 23 de setembro. A taxa custa R$ 128. São oferecidas 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto).



A prova da primeira fase será aplicada no dia 13 de novembro e a segunda etapa acontece entre os dias 15 e 17 de janeiro de 2012.
A lista de convocados para a segunda fase e os locais de realização dos exames serão divulgados em 20 de dezembro. As provas de habilidades específicas serão aplicadas entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2012.

Isenção e reducão de taxa


Os candidatos beneficiados com a isenção de taxa precisam se inscrever no vestibular, utilizando ocódigo específico de candidato isento. Entre as 8h de hoje e as 18h do dia 26 de agosto serão aceitas declarações de interesse de redução parcial da taxa de inscrição (50%).
Para solicitar a redução, o candidato deve preencher cumulativamente os seguintes requisitos: ser estudante regularmente matriculado em uma das séries do ensino fundamental ou médio ou curso pré-vestibular ou curso superior (graduação e pós-graduação); e estar desempregado ou receber menos de dois salários mínimos por mês.
Esses candidatos deverão comparecer com a documentação que comprove a situação declarada no pedido de redução (originais e cópia), no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp, no dia 30 de agosto, das 9h às 20h. A lista dos beneficiados com a redução será publicada no dia 2 de setembro.
Outras informações podem ser consultadas na página da Comvest.

 
| Criado por Danilo Oliveira | Tel (18) 3521-2492 | Helen Keller no Facebook |